Os apanhadores de conquilhas



Uma família inteira
a apanhar conquilhas
É o pai é a mãe
é os filhos é as filhas
todos acocorados
na sôfrega função
O gotejar do tempo
é coisa que angustia
se não conduz a nada
se não enche vasilha
por isso esta família
sente que cumpre o dia
se ouvir dentro do plástico
o gluglu da conquilha
E eu que sempre apanhei
conchas mas sem miolo
neste imenso areal
desde os confins da infância
tenho que me render
ao triste desconsolo:
até estas gaivotas
só andam à ganância:
cada vez que mergulham
trazem peixe no bico!
E pensar que cantei
a esbelta liberdade
de suas brancas asas !
Por hoje aqui me fico
sofrendo em solidão
esta crua verdade:
Não há gestos gratuitos
por mais que diga ou faça
famílias ou gaivotas
a cada um seu isco
em serviço ou em férias
nenhum voo é de graça
só entendem o mar
se produzir marisco
Mas e eu que faço eu
a pé por estas ilhas
com ar de quem levou
uma pedrada na asa
senão catar também
umas tristes conquilhas
estas rimas forçadas
que vou levar para casa?!



TERESA RITA LOPES


voz - Cristina Paiva

música - Fridge

sonoplastia - Fernando Ladeira

2 comentários: